Elementos Químicos: Classificação Periódica

Introdução Classificação Periódica Dimitri Mendeleev Tabela Interativa Aplicações de metais e ametais Fontes de Pesquisa

 

Tabela Periódica

Introdução

A Tabela Periódica surgiu devido à crescente descoberta de elementos químicos e suas propriedades, os quais necessitavam ser organizados segundo suas características.

Com a Tabela Periódica podemos analisar uma série de propriedades dos elementos. Um químico sempre a tem em mãos. Mas por que será que ela tem esse nome?

O nome "Tabela Periódica" é devido à periodicidade, ou seja, à repetição de propriedades, de intervalos em intervalos, como, por exemplo, ocorre com as fases da lua, que mudam durante o mês e se repetem mês após mês.

A base da classificação periódica atual é a tabela de Mendeleev, com a diferença de que as propriedades dos elementos variam periodicamente com seus números atômicos e não com os pesos atômicos, como era a classificação feita por Mendeleev.

A Tabela Periódica atual é formada por mais de 110 elementos distribuídos em 7 linhas horizontais, cada uma sendo chamada de período. Os elementos pertencentes ao mesmo período possuem o mesmo número de camadas de elétrons.

Vamos verificar?

 

K   2

 K   2

   K   2

L   1

 L   4

   L   8

 

Viu só, o lítio, o carbono e o neônio possuem 2 camadas (K e L); portanto são do segundo período.

As linhas verticais da Tabela Periódica são denominadas de famílias e estão divididas em 18 colunas. Os elementos químicos que estão na mesma coluna na Tabela Periódica possuem propriedades químicas e físicas semelhantes.

A família é caracterizada pelos elétrons do subnível mais energético, portanto os elementos de uma mesma família apresentam a mesma configuração na última camada.

Vamos verificar alguns exemplos?

 

 Be - Z=4   K=2; L=2

 

Ca – Z=20   K=2; L=8; M=8; N=2

 

O berílio e o cálcio tem a mesma configuração na última camada,isto é, 2 elétrons na última camada; portanto ambos pertencem à família 2.

Algumas colunas possuem nomes especiais. Vamos conhecer quais são elas?

 

Família 1

Alcalinos 

Família 2

Alcalino-terrosos 

Família 13

Família do boro 

Família 14

Família do carbono 

Família 15

Família do nitrogênio

Família 16

Calcogênios

Família 17

Halogênios 

Família 18

Gases Nobres 

 

Os elementos da Tabela Periódica podem ser classificados como:

 

Metais: Eles são a maioria dos elementos da tabela. São bons condutores de eletricidade e calor, maleáveis e dúcteis, possuem brilho metálico característico e são sólidos, com exceção do mercúrio.

 

Não-Metais: São os mais abundantes na natureza e, ao contrário dos metais, não são bons condutores de calor e eletricidade, não são maleáveis e dúcteis e não possuem brilho como os metais.

 

Gases Nobres: São no total 6 elementos e sua característica mais importante é a inércia química.

 

Hidrogênio: O hidrogênio é um elemento considerado à parte por ter um comportamento único.

Texto: Dra.Renata M.S.Celeghini

 

 

Classificação Periódica

  

Desde o século XVIII, busca-se classificar os elementos químicos de acordo com suas propriedades. Várias tentativas foram feitas; dentre elas destacamos a de Lavoisier, que agrupou os elementos em metais e não metais.

Algumas classificações consideravam as massas atômicas dos elementos em ordem crescente; outras, as semelhanças em suas propriedades.

Dessa forma, as Tríades de Dobereiner apresentavam os elementos em grupo de três; o Parafuso Telúrico de Chancourtois distribuía os elementos de forma espiralada e, de acordo com propriedades similares, notava-os numa mesma vertical. Já nas oitavas de Newlands, a distribuição dos elementos fazia-se na horizontal e as semelhanças das propriedades ocorriam em intervalos de oito elementos.

A classificação de Mendeleiev deixou espaços vazios prevendo a descoberta de novos elementos e serviu de base para a elaboração da atual tabela periódica, que além de catalogar os mais de 115 elementos conhecidos fornece inúmeras informações sobre o comportamento de cada um.

Ao longo de seus trabalhos para organizar os elementos segundo suas propriedades químicas e massas atômicas, Dimitri Mendeleiev desenvolveu a tabela periódica e formulou a lei periódica. Mendeleiev deixou lacunas em sua tabela para os elementos que, segundo previu corretamente, ainda não se haviam descoberto.

A tabela atual organiza horizontalmente os elementos de acordo com a ordem crescente de números atômicos, de tal modo que elementos de mesmas propriedades fiquem agrupados em uma mesma coluna.

Em 1986, a IUPAC sugeriu uma mudança na forma de identificação dos grupos, identificando-os de 1 a 18.

  De acordo com a distribuição eletrônica, os elementos químicos podem ser classificados em representativos, de transição e de transição interna.

 

Representativos: são elementos que apresentam a última camada incompleta, com exceção dos gases nobres, que a têm completa.

Mg12: K=2; L=8; M=2

Si14:   K=2; L=8; M=4

As33:  K=2; L=8; M=18; N=5

 

Uma atenção especial deve ser dada aos gases nobres que têm o último nível completo (8 e-), com exceção do He (2 e-).

Exemplo:

He (2 e-):   K=2

Ne (10 e-): K=2; L=8

Ar (18 e-): K=2; L=8; M=8

Kr (36 e-): K=2; L=8; M=18; N=8

Xe (54 e-): K=2; L=8; M=18; N=18; O=8

Rn (86 e-): K=2; L=8; M=18; N=32; O=18; P=8

 

Transição: são elementos que apresentam a penúltima ou a antepenúltima camada incompleta. Com exceção do Mercúrio, são mais densos e resistentes, mas menos reativos que os metais da família 1 e 2 e, têm ponto de fusão mais alto, além de conduzir bem a eletricidade e o calor.

Exemplos:

Sc21: K=2; L=8; M=9; N=2

Cr24: K=2; L=8; M=13; N=1

  

Localização dos elementos nos grupos e períodos

De acordo com a distribuição eletrônica e com a classificação baseada nas propriedades dos elementos, a tabela periódica atual é construída de tal modo que as colunas apresentam os elementos químicos com a mesma configuração eletrônica na última camada e são denominadas  grupos ou  famílias. As linhas horizontais apresentam elementos com o mesmo número de níveis eletrônicos e são chamados períodos.

A localização dos elementos na tabela pode ser determinada indicando-se o período e a família em que os elementos se encontram.

 

Períodos

Os períodos são em número de sete, e o número do período indica o número de níveis ou camadas eletrônicas que o elementos possui.

Exemplos:

Li está no 2º período; possui, portanto, dois níveis de energia:

Li3: K=2; L=1

Co está no 4º período; possui, portanto, quatro níveis de energia:

Co27: K=2; L=8; M=15; N=2

 

Famílias

Nas famílias 1ou 1A, 2 ou 2A, 13 ou 3A, 14 ou 4A, 15 ou 5A, 16 ou 6A, 17 ou 7A estão os elementos representativos, em que o número de elétrons do último nível é o número da família.

Exemplos:

Mg12: K=2; L=8; M=2} família 2 ou 2A.

Si14: k=2;L=8; M=4} família 14 ou 4A.

 

Nas famílias de 3  12 ou B estão os elementos de transição.

  

Propriedades dos elementos

Analisando as propriedades físicas e químicas das substâncias simples e de seus elementos, verifica-se que estas podem estar relacionadas com a posição dos elementos na tabela periódica. A variação dessas propriedades em função do número atômico pode ser:

Propriedades aperiódicas – são aquelas cujo valor aumenta ou diminui em função do número atômico. Exs.: número de nêutrons, massa atômica, calor específico.

Propriedades periódicas – são aquelas que para intervalos regulares de números atômicos apresentam valores próximos. Exs.: raio atômico, eletronegatividade, energia de ionização.

 Raio atômico – é o raio do átomo, isto é, a distância média entre o núcleo e o último nível eletrônico.

 Energia de ionização – é a energia necessária para retirar um elétron de um átomo de um elemento químico no estado gasoso.

 Eletroafinidade – é a energia envolvida quando o átomo de um elemento químico no estado gasoso recebe um elétron.

 Eletronegatividade – é a tendência do átomo em atrair elétrons.

  Eletropositividade – é a tendência do átomo em perder elétrons.

  

Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição – os valores de PF e PE das substâncias simples estão relacionadas com a posição dos elementos nas famílias e nos períodos.

  

Densidade – o valor da densidade das substâncias simples está relacionado com a posição dos respectivos elementos nas famílias e períodos.

 

 

Dimitri Mendeleev (1834-1907)

Dimitri Mendeleev foi um químico russo muito famoso. É considerado pela comunidade científica um dos maiores gênios da química. Mendeleev nasceu em Tobolsk, na Sibéria, em 1834. Doutorou-se na Universidade de São Petersburgo, onde começou a lecionar em 1866. O conceito de periodicidade química deve seu desenvolvimento, em especial, a dois químicos, Lothar Meyer (alemão) e Dimitri Mendeleev (russo).

Trabalhando independentemente, chegaram a um correlacionamento mais detalhado das propriedades dos elementos e suas massas atômicas. Isso proporcionou uma melhor visualização da periodicidade das propriedades dos elementos.

Vários cientistas contribuíram para que se chegasse à classificação periódica dos elementos; porém o trabalho de Mendeleev destacou-se por ser o mais completo e ousado.

Mendeleev iniciou sua pesquisa sobre a periodicidade dos elementos ao iniciar seu trabalho como professor na Universidade de São Petersburgo. Mendeleev sentiu a necessidade de organizar os dados da Química Inorgânica e começou a colecionar todas as informações sobre os elementos conhecidos na época. Os dados eram anotados em cartões, que eram fixados na parede de seu laboratório e, conforme observava alguma semelhança, mudava a posição dos cartões.

Esse quebra-cabeça deu origem a uma Tabela Periódica, na qual os elementos foram dispostos em filas horizontais, de acordo com as massas atômicas crescentes, e colunas verticais, com elementos de propriedades semelhantes.

Em 1869 Mendeleev apresentou à comunidade científica a sua lei periódica dos elementos. Sentindo-se muito seguro da validade de sua classificação, Mendeleev deixou posições vazias na sua tabela, dedicada a elementos que eram desconhecidos. Predisse, com uma precisão surpreendente, as propriedades dos mesmos quando viessem a ser conhecidos. Para isso utilizou como base as propriedades dos elementos vizinhos.

Vamos ver um exemplo da verdadeira genialidade de Mendeleev?

A tabela abaixo mostra as propriedades do germânio e as propriedades previstas por Mendeleev para esse elemento, que na época era desconhecido e o qual Mendeleev nomeou de eka-silício.

 

Propriedades

Propriedades previstas por Mendeleev para o eka-silício (1871)

Propriedades determinadas experimentalmente para o germânio (Ge) (1885)

Massa atômica

72

72,6

Densidade (g/cm3)

5,50

5,47

Cor

Cinzento

Cinzento claro

Densidade (g/cm3) do óxido

4,7

4,7

 

O trabalho desenvolvido por Mendeleev foi surpreendente, pois suas pesquisas foram desenvolvidas em uma época em que muitos elementos naturais eram desconhecidos como, por exemplo, os gases nobres. Não se conhecia a estrutura atômica e os números atômicos que são utilizados na organização dos elementos da tabela atual. Somente em 1913 Henry G. L. Mosely estabeleceu o conceito de número atômico; porém essa descoberta não provocou grandes alterações na classificação dos elementos feita por Mendeleev, apenas alguns rearranjos.

Em homenagem a este brilhante cientista, foi dado o seu nome ao elemento de número atômico 101 - Mendelévio.

Texto: Dra.Renata M.S.Celeghini

 

 

Tabela Periódica Interativa

Adaptado e melhorado por Domingos Santos à partir da tabela  disponibilizada em http://expert.cc.purdue.edu/~helvey/javapert.html,
como parte de um trabalho de Introdução à Informática publicado em  2002
H

www.estc.pt.vu - Escola Secundária de Tomás Cabreira - Faro

He
Li Be

Sólidos

Líquidos

Preparados em Laboratório

B C N O F Ne
Na Mg

Gases

Lantanídeos

Actinídeos

Al Si P S Cl Ar
K Ca Sc Ti V Cr Mn Fe Co Ni Cu Zn Ga Ge As Se Br Kr
Rb Sr Y Zr Nb Mo Tc Ru Rh Pd Ag Cd In Sn Sb Te I Xe
Cs Ba La Hf Ta W Re Os Ir Pt Au Hg Tl Pb Bi Po At Rn
Fr Ra Ac Unq Unp Unh Uns Uno Une Uun Uuu Uub            
  Ce Pr Nd Pm Sm Eu Gd Tb Dy Ho Er Tm Yb Lu  
  Th Pa U Np Pu Am Cm Bk Cf Es Fm Md No Lw  

Nome:

Número
Atômico:

Massa
Atômica:

Elétrons nas Camadas:

Orbital:

Ponto
Fusão:

Ponto
Ebulição:

Densidade a
300K(g/cm3):

Raio
Covalente:

Raio
Iônico:

Raio
Atômico:

Eletro
negatividade:

1ª E.
Ionização:

Sólidos Líquidos - Elementos que se encontram no estado líquido à temperatura ambiente
Gases Gases - Existem como gases não combinados, as suas moléculas são monoatômicas (INERTES)
Preparados em Laboratório

Lantanídeos - Família dos Lantanídeos - (Z = 58 a Z = 71)

Lantanídeos preparados em laboratório
Actinídeos - Família dos Actinídeos - (Z = 90 a Z = 103) Actinídeos preparados em laboratório
 

 

Alguns metais e suas aplicações

A utilização dos metais em nosso dia-a-dia é muito grande. Veja alguns exemplos de metais e sua importância para os nossos interesses:

* Ferro: Extraídos de minérios como a hematita, o ferro é empregado na indústria de automóvel, de navios, de trens e de aviões, na fabricação de ferramentas diversas (martelos, alicates), na construção civil e etc;

*Alumínio: Extraído do minério bauxita, é usado na fabricação de antenas de televisão, de portas e janelas, de grades, de utensílios domésticos (panela, canecas, baldes), como são maleáveis podem ser usados na produção de lâminas e podem ser transformados em folhas, usadas nas embalagens de alimentos. As chapas de alumínio são usadas na fabricação de aviões;

* Cobre: Extraído de minérios como a cuprita, é muito empregado na fabricação de fios elétricos;

* Ouro e Prata: Metais utilizados na confecção de jóias, relógios, moedas, etc., também são quase sempre ligas com outros metais como o cobre, não somente para reduzir o preço, mas também para aumentar a resistência do produto.

* Mercúrio, chumbo e cádmo: São chamados de metais pesados. São utilizados na fabricação de pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes (que usa o gás argônio e o vapor de mercúrio), etc.;

* Cálcio: É um dos elementos mais importantes na composição corporal de muitos animais. Nos vertebrados, está presente nos ossos e nos dentes; entre os invertebrados, forma o carbonato de cálcio, o principal constituinte da estrutura de corais e de concha de moluscos. O carbonato de cálcio também é o principal composto do mármore.

* Tungstênio: Usado na fabricação dos filamentos de lâmpadas incandescentes;

* Níquel: Usado como envoltório de pregos galvanizados, de baterias e pilhas e de moedas;

          Os metais também são empregados na confecção de ligas metálicas, matérias que contêm dois ou mais elementos, onde pelo menos um deles é um metal. Entre os vários exemplos de ligas metálicas, destacamos os seguintes:

* Aço inoxidável (ferro+Crômio+níquel): Utilizado na fabricação de talheres, utensílios de cozinha, decoração, etc;

* Bronze (cobre+estanho): Material usado na confecção de moedas, medalhas, sinos, estátuas, pbjetos de arte, engrenagens, etc;

* Latão (cobre+zinco): Utilizados na fabricação de torneiras, lustres, decoração, tubos, etc;

* Solda elétrica (chumbo+estanho): Soldas de contatos elétricos.

 

Alguns ametais e suas aplicações

 * Cloro:  O cloro tem várias aplicações, além do sal de cozinha. Misturado à água que abastece algumas cidades, previne cáries. Também é usado para eliminar bactérias da água de piscinas ou como produto de limpeza. As quantidades, nesses casos, são rigidamente controladas, pois, quando não está combinado, e dependendo da concentração, o cloro é um gás venenoso;

* Flúor: Tem grande importância na formação de esmalte dos dentes. Também é usado na produção de teflon, um material que reveste alguns tipos de panelas para se tornarem antiaderentes;

*Iodo: É um ametal que ingerimos misturados ao sal de cozinha. É importante para o funcionamento da glândula tiróide;

* Silício: Este elemento apesar de ametal é um bom condutor de eletricidade e serve de base para a microeletrônica. O microchip é uma pequena peça de silício que controla o funcionamento de aparelhos eletrônicos.

 

 

Principais Fontes de Pesquisa

http://educar.sc.usp.br/quimica/tabela.html
http://geocities.yahoo.com.br/chemicalnet/tab_html.html
http://www.esec-tomas-cabreira.rcts.pt/tabelaperiodica/
http://www.deq.ufba.br/tperiodica.html
http://www.10emtudo.com.br/artigos_1.asp?CodigoArtigo=10
http://www.cdcc.sc.usp.br/quimica/tabelaperiodica/tabelaperiodica.html
http://www.cdcc.sc.usp.br/quimica/tabela_apres.html
http://www.christus.com.br/infochristus/tabperiodica/tabperiodica.htm
http://www.geocities.com/pesquisa_aluno/quimica.htm
http://www.geocities.com/pesquisa_aluno/quimica.htm
http://www.geocities.com/quimica_online/qd.htm
http://www.meusite.pro.br/ccivil/tabperiod.htm
http://profmarialuiza.vilabol.uol.com.br/classificacao_periodica.htm
http://www.ficharionline.com/quimica/pagina_exibe.php?pagina=08027
http://paginas.terra.com.br/educacao/portaldaescola/classificacao.html
http://www.fisica.net/quimica/resumo2.htm