PROJETO :”VIVENCIANDO AS OLIMPÍADAS“
OBJETIVO GERAL: Desenvolver um trabalho que envolva conhecimentos de novos países, seus costumes, suas culturas e suas participações no mundo em todos os setores, políticos, econômicos e sociais.
OBJETIVO: Fazer com que o aluno conheça novos países e que desperte nele o interesse para conhecer as diferenças de outro povos com os nossos e também use seus conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Geografia, Matemática, Educação Física, História e Ciências tais como:
Trabalhar com escala para fazer maquetes;
Transformando as medidas em números reais;
Pesquisas na história sobre a linha do tempo das olimpíadas passadas;
Transformar as regras e normas das modalidades em conhecimentos para todos;
Reconhecer os benefícios dos esportes na nossas vidas e curiosidades de como são feitos os exames antidoping, etc.
PÚBLICO ALVO: Alunos de 5a a 8a Séries do Ensino Fundamental.
DURAÇÃO: Um mês.
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS INICIALMENTE PARA ESTIMULAR OS ALUNOS:
1. Contagem regressiva dos dias pelos alunos;
2. Vídeos sobre a origem dos jogos olímpicos e sobre o país Grécia ( sede dos jogos);
3. Painel das bandeiras;
4. Curiosidades sobre os símbolos das olimpíadas (mascotes);
5. Cálculos e medidas do campo, altura das traves, da quadra, diâmetro da bola, peso, etc;
6. Confecções de gráficos de pontuações das medalhas;
7. Mini olimpíada: Tênis de mesa, Atividades rítmicas (danças com fitas, arcos e cordas), Corridas, Corridas com obstáculo, Tiro ao alvo;
8. Acompanhamentos diários dos resultados do Brasil;
9. Confecções de jogos das modalidades (bingo e memória);
10. Visitas ao Centro Social do bairro Eldorado onde se praticam várias atividades esportivas.
11. Algumas provas a serem desenvolvidas pela salas participantes para uma competição entre elas, formando assim ao final destas atividades uma FEIRA OLÍMPICA.
PROVAS A SEREM DESENVOLVIDAS PELAS CLASSES:
1. EXPLORAÇÃO DA MODALIDADE (PARTE ESCRITA E MAQUETE);
2. PESQUISA SOBRE O PAÍS: LOCALIZAÇÃO, NOME OFICIAL, CAPITAL, RELIGIÕES PRATICADAS, PADRÃO DE VIDA (I.D.H.), MAPA, BANDEIRA, LÍNGUA FALADA, MOEDA, CULINÁRIA, DANÇA TÍPICA, ESPORTE MAIS PRATICADO NO PAÍS, VESTUÁRIOS;
3. ACOMPANHAMENTO DOS RESULTADOS OBTIDOS NOS JOGOS PELO SEU PAÍS. OBS: FAZER A TABELA (PÓDIO) DO SEU PAÍS COM AS MODALIDADES E REPRESENTAR OS RESULTADOS COM MEDALHAS CONFECCIONADAS PELOS PRÓPRIOS ALUNOS. EX: 2 MEDALHAS DE OURO = 00; 4. EXPOSIÇÃO NA SALA DE AULA DOS TRABALHOS REALIZADOS. (NA DATA DO DIA 02 DE SETEMBRO);
5. DESFILE DAS VESTIMENTAS DAS MODALIDADES DE CADA CLASSE;
6. DEMONSTRAÇÃO DE UM PRATO DA COMIDA TÍPICA E SUA RECEITA;
7. CONFECÇÃO DE UMA BANDEIRA DO PAÍS COM AS MEDIDAS ORIGINAIS FEITA COM O PANO “T.N.T.”;
8. REPRESENTAR UMA PERSONALIDADE DO SEU PAÍS COM UM DESFILE;
9. APRESENTAÇÃO DE UMA DANÇA;
OBS: HAVERÁ UMA PREMIAÇÃO COM MEDALHAS CONFECCIONADAS POR ALGUNS ALUNOS, SIMBOLIZANDO AS EQUIPES QUE CUMPRIREM TODAS AS PROVAS E QUE SE DESTACAREM NAS APRESENTAÇÕES E NOS TRABALHOS ESCRITOS.
SUGESTÕES PARA AS PESQUISAS DOS ALUNOS:
Livro: almanaque Abril;
Alguns sites pela Internet;
Canais de televisão que estarão com programações especiais durante a Olimpíada;
Noticiários;
Nas transmissões de jogos ou premiações dos atletas ao vivo;
Nos canais fechados que estarão ligados nas Olimpíadas praticamente 24 horas por dia;
Informações direto com alguns professores, ou com o seu professor coordenador;
Alguns sites e revistas sugeridos por professores e colaboradores.
MATERIAIS QUE SERÃO UTILIZADOS:
Atlas Geográfico, Fitas de vídeos, Cordas, Arcos, Mesa de pingue-pongue, Folhas de sulfite, Canetinhas hidrocores, Jornais, Revistas, Tintas guaches, Computadores, Impressoras, Aparelhos de som, Bola e objetos de medição, Livros Informativos, Sucatas, Panos, Isopor, Cola, Tesoura, etc.
AVALIAÇÃO: Observações diretas e indiretas dos alunos participantes, checando os objetivos propostos no projeto, a organização dos trabalhos, enfim, toda a preparação até a realização da feira.
FORAM DADAS ORIENTAÇÕES PARA QUE CADA COORDENADOR DE SUA SALA PUDESSE ESTAR AJUDANDO COMO OS ALUNOS DEVERIAM SE ORGANIZAR PARA O CUMPRIMENTO DAS PROVAS :
1. Incentive sua sala a realizar todas as provas, inclusive a dança e o desfile.
2. Escolha de 5 a 6 alunos para estarem aqui no dia da apresentação para fazerem a arrumação da sala com os trabalhos realizados pela sua classe, as 7 horas.
3. Escolha com eles os dois alunos que irão participar da bandeira, um aluno que fará a representação da personalidade escolhida de seu país e um aluno que será o atleta da modalidade. Passe também o nomes desses alunos para nossa inspetora Leila, pois ela fará o controle da entrada destes alunos nos corredores das salas de aula.
4. Ajude-os a se organizarem em turnos para que se revezem durante as visitações em outras salas de modo a não deixarem nunca sua sala sozinha.
5. Lembre-os que eles deverão vir uniformizados para ficarem na sala de aula e cumprirem o horário estipulado para a visitação até o final, onde deverão reorganizar as suas salas, tirando os trabalho, limpando e colocando as carteiras em seus devidos lugares. Isto acontecerá no horário das 11:30 as 12:00.
6. Oriente a sala a preparar uma caixa onde contenha materiais necessários para serem usandos na arrumação das salas, pois não será permitido sair da escola para buscá-los e nem pedir emprestado para outras salas ou para a escola. Ex: tesoura, cola, fita adesiva, régua, grampeador, resto de papéis (cartolinas, crepom, sulfites, etc).
ATIVIDADES DO PERÍODO DA TARDE
1. Oriente aos alunos que já estão com seus nomes anotados, que entrem e se coloquem em seus devidos lugares que serão:
Os alunos das bandeiras e dos desfiles formarão filas sempre obedecendo as ordens das apresentações que será a seguinte: 7ª A, B ,C, D, E, 8ª A, B, C, D, 6ª A, B, C, D e F. (as 5ª A, B e C participarão da abertura e do encerramento). As meninas que irão dançar ficarão em suas salas de aula para se arrumarem e os meninos nos banheiros do corredor, e assim que estiverem prontos deverão também vir a formar uma fila obedecendo as ordens. IMPORTANTE : Se houver atraso e barulho na entrada de cada sala para se apresentarem, a sala perderá pontos.
2. Lembre aos alunos que não estarão participando das apresentações que deverão permanecer no pátio da escola, e se não se comportarem bem, prejudicarão a pontuação de sua equipe.
3. Início das apresentações: 13:00. Abertura com a entrada da bandeira Brasileira e da bandeira Olímpica e demais bandeiras. (as bandeiras terão lugares para ficarem penduradas). Hino Nacional Brasileiro.
4. Fala do Diretor dando as boas vindas aos pais, alunos e visitantes.
5. Início do desfile das personalidades.
6. Desfile dos atletas.
7. Apresentação das danças.
8. Enquanto os jurados somam as notas, cada sala terá 5 minutos apenas para reorganizarem as suas salas, voltando as carteiras em seus devidos lugares, obedecendo assim a ordem de chamada para que não haja tumulto e desorganização.
9. A verificação da reorganização das salas no final será feita pela comissão julgadora, cabendo assim perda de pontos para equipe que não cumpriu a organização correta.
ROTEIRO PARA AVALIAÇÃO DAS PROVAS COMISSÃO JULGADORA
ENCERRAMENTO COM A FEIRA OLÍMPICA
|