Higiene Bucal
01. Qual a melhor escova dental?
A melhor escova dental é aquela de cerdas macias, arredondadas e de cabeça compatível com o tamanho da cavidade bucal. A escova dura e grande, na maioria das vezes não é aquela que melhor higieniza. Não se esqueça que a escovação correta é muito mais importante do que a marca da escova
02. Qual o melhor creme dental?
Procure um creme dental que contenha flúor e que tenha o sabor mais agradável na sua opinião, pois o seu uso funciona como estimulador da escovação, proporcionando sensação de frescor e limpeza.
03. Devo usar fio dental?
Sim. O uso do fio dental é muito importante na higienização entre dentes, que não pode ser totalmente realizado pela escova dental.
04. O uso do flúor evita a cárie?
O uso do flúor, tanto para bochechos quanto o tópico aplicado pelo dentista, ajuda a tornar o esmalte - parte mais externa do dente - mais resistente ao ataque das bactérias causadoras da cárie, porém, a higienização é que ocupa o primeiro lugar no combate à cárie. De nada adianta o uso do flúor se não estiver aliado a uma boa escovação.
05. Quando uma criança deve visitar o dentista pela primeira vez?
A primeira visita deve ser feita após o nascimento dos primeiros dentes-de-leite, quando os pais podem receber orientação quanto à higienização, prevenção de cárie, alimentação e uso adequado do flúor. A educação em saúde bucal, é de fundamental importância para que a criança possa ter um completo e harmonioso processo de crescimento e desenvolvimento.
06. Por que meu dente dói?
Os dentes respondem a estímulos extremos como frio, quente, doce ou salgado. Estes sintomas estão presentes em dentes com colo exposto, cariados ou aqueles que recebem grande carga mastigatória. Para resolver esse problema deve-se tratar a causa, desaparecendo assim a sensação de dor.
07. O que é tratamento de canal?
É a remoção da polpa dental (nervo) que se encontra na parte mais interna do dente - canal. Este deve então ser limpo e desinfectado através da instrumentação com pequenas limas e irrigação com líquido desinfectante - líquido de Dakin. Depois disso o canal já está pronto para ser selado.
08. Quando escovo os dentes ou passo fio dental a gengiva sangra. Por quê?
A presença de placa bacteriana causa inflamação e conseqüentemente o sangramento da gengiva. A remoção da placa bacteriana pode ser feita pela correta escovação dental. Não pare de escovar os dentes, pois isso só poderá agravar o sangramento devido ao acúmulo ainda maior de placa bacteriana na região afetada. Procure um dentista para orientar sua higiene bucal.
09. É possível ser contaminado pelo vírus da AIDS durante um tratamento odontológico?
A princípio não. Não há casos registrados de infecção por tratamento odontológico. Isto só poderá ocorrer se as normas mínimas de higiene não forem respeitadas pelo dentista, o que é muito raro. Se os instrumentos utilizados estiverem devidamente esterelizados, as superfícies forem desinfectadas e os materiais tais como agulhas, luvas e sugadores forem corretamente descartados após o uso em cada paciente, o risco de contaminação é zero.
10. É possível diagnosticar a AIDS através do exame odontológico?
Sim, pois existem algumas doenças bucais que podem se manifestar no paciente HIV positivo, devido ao ataque do sistema imunológico pelo vírus causador da AIDS.
11. Qual a origem do mau hálito?
Cerca de 90% dos casos de mau hálito (halitose) são causados por problemas gástricos, sinusites, uso de medicamentos ou problemas no pulmão são responsáveis por somente 10% dos casos.
12. O RX odontológico pode ser prejudicial a saúde?
Os riscos biológicos associados à radiação odontológicas são mínimos, só tendo alguma representatividade se analisados estatisticamente.
13. Problemas bucais podem causar danos à saúde geral?
Sim, em alguns casos específicos, tais como :
a ausência de dentes posteriores podem causar problemas de digestão devido à falta de mastigação dos alimentos.
focos de infecção na boca podem permitir que microorganismos bucais atingam a circulação indo se alojar no coração.
14. Um dente do siso que está incluso (preso dentro do osso) pode causar algum problema?
Sim, pois um dente retido no osso pode se transformar em um cisto.
15. Tomar antibiótico pode prejudicar os dentes?
Não existe nenhuma prova científica deste fato. Os antibióticos do tipo tetraciclina podem causar manchas durante a formação dos dentes.
16. Um indivíduo adulto pode usar aparelho?
Sim, mas a avaliação específica de cada caso deve ser feita pelo ortondotista, pois o tratamento na idade adulta é mais lento.
17. Clareamento dental pode prejudicar os dentes?
Em termos. o dentista deve avaliar a necessidade de clareamento em cada caso. As substâncias clareadoras podem deixar o dente mais friável (quebradiço). Não use produtos clareadores sem orientação do dentista.
18. Chupar o dedo ou chupeta pode prejudicar os dentes da criança?
A sucção do dedo e o uso de chupeta após os três anos pode causar deformação óssea na maxila. Opte pela chupeta ortodôndica nos primeiros anos de vida da criança
19. A mulher gestante deve tomar flúor durante a gravidez?
A água de abastecimento das cidades já contém o flúor necessário para a boa formação dos dentes da criança onde a água não for fluoretada, deve-se complementar com gotasou comprimidos de flúor sempre com orientação do dentista.
20. Em caso de dor de dente, devo tomar medicamentos por conta própria?
Não tome medicamentos se orientação do dentista. Cada remédio tem uma função específica pois a auto medicação pode agravar a situação.