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A luz simboliza o conhecimento.
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As joias da luz representam livros.
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A civilização dos cultureks se apóia no vasto
conhecimento inserido nas joias de luz.
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Os cultureks representam pessoas cultas que
buscam e valorizam o conhecimento.
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O guardião representa um professor que oferece
aos jovens cultureks (alunos) a espada de luz (uma ferramenta de estímulo e
transformação) que se modifica quando é utilizada, aumentado o seu poder (nas
avaliações criadas pelo software).
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Os cultureks que ajudam os jovens a assimilar
o brilho das joias também são professores.
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Os cultureks capazes de preencher uma joia de
luz representam escritores.
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A velhice é considerada um grande status para
os cultureks, já que simboliza uma expressiva quantidade de conhecimento
assimilado. Logo, a designação “ancião” não é tida como um termo pejorativo,
muito pelo contrário.
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A necessidade de o guardião permanecer junto das
joias para que a espada possa ser utilizada pelos jovens, corresponde a um
professor que atua como um veículo facilitador do entendimento das informações
contidas nos livros. Estas informações representam a luz (conhecimento), sendo
esta capaz de sobrepujar os vilões (os obstáculos na vida dos jovens).
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Os ignorks representam pessoas que, consciente
ou inconscientemente, desprezam os benefícios associados à aquisição do
conhecimento. Estas pessoas são facilmente manipuladas em seus anseios e
necessidades por outras (Dommagu).
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Dommagu simboliza os homens que se nutrem e
fortalecem (enriquecem) à partir da ignorância que floresce na mente de pessoas
pouco esclarecidas.
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Nas batalhas contra os ignorks, os cultureks
são capazes de produzir materiais mais resistentes que a madeira (forjando
metais) e lançar pedras que explodem como um vulcão (balas de canhão).
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Os cultureks podem “magicamente” colocar fogo
na água (queimar álcool).
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Dommagu com sua magia, faz com que os
cultureks não sejam mais capazes de interpretar as inscrições (palavras) dentro
das joias de luz (livros).
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Tumont, cultureks, ignorks, o guardião e
Dommagu fazem parte de um mundo fictício habitado por seres humanos. Este mundo não
é
descrito em detalhes na história. Parte dela visa transportar o leitor para um
mundo de fantasia. Por outro lado os alunos devem ser capazes de correlacionar
este mundo com o real.
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Os deuses da sabedoria (citados no software),
representam a personificação do conhecimento em várias formas.
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Os ícones (nas avaliações do software): “O escudo da indagação”,
“O anel da perseverança”, “O livro do conhecimento” e “O manto da sabedoria”,
simbolizam valores a serem obtidos e etapas superadas pelos alunos em sua missão
de proteger o “Castelo da Sabedoria”. Este castelo visto de forma
mais ampla, representa toda a gama de conhecimentos necessários aos nossos
jovens hoje em dia, devendo ser edificado por eles mesmos.