Instruções
1) Invasores 1 - Proteja seu planeta contra uma horda de invasores espaciais. Eles chegam a seu mundo transportados por uma gigantesca nave-mãe. Você controla um canhão espacial capaz de disparar dois tipos de mísseis. O míssil azul (tecla "0") destinado a destruir as pequenas naves de transporte. O míssil branco (tecla "9") de grande poder, que empurra a horda de invasão de volta para cima por alguns momentos. Use seus mísseis brancos com cuidado, pois seu estoque é limitado. Com o aumento da pontuação novos mísseis serão acrescentados. As vezes os escudos de defesa das naves de transporte podem defendê-las dos mísseis azuis. Atire de maneira que seus mísseis passem um pouco a frente delas. Somente destruindo todas as naves de transporte é possível deter a invasão. Boa sorte!!!
2) Módulo - Sua missão é pousar seu módulo espacial para abastecer uma base de exploração em um mundo distante. Neste planetóide a força da gravidade é bem fraca e atrai seu módulo para baixo suavemente. Mas não é uma tarefa assim tão fácil. Uma chuva de meteoros destruiu uma estação orbital e grande quantidade de chapas metálicas obstruem seu caminho para a base. Caso seu módulo raspe em uma dessas chapas, você perderá parte da energia utilizada em seu reator nuclear. Use a tecla "0" para subir, a "9" aciona seu estabilizador (ótimo para movimentos horizontais) e a tecla "8" para desligá-lo. Poupe sua energia para as fases mais difíceis onde é quase impossível não encostar em um chapa metálica. Seu equipamento de radar permite mostrar o ponto exato em que você está em relação a sua base de destino. É importante que ao aterrissar esse número exibido pelo radar seja o mesmo que o da posição da base. A cada pouso bem sucedido, seu reator recebe um acréscimo de energia.
3) Demolidor - Esse tipo de jogo não precisa de muitas instruções. Tecla "Q" para esquerda, tecla "W" para direita. A cada 500 pontos você recebe um novo rebatedor.
4) Lagartas - você é uma simpática lagarta com a missão de perpetuar sua espécie. Seu habitat é um pequeno jardim compartilhado com 15 formigas e uma lagarta gigante rival. Seu objetivo é comer a vegetação o máximo possível substituindo por seus ovos. Infelizmente as formigas também se alimentam da vegetação e de seus ovos. Para proteger seus futuros descendentes você conta com um esguicho de veneno (tecla "0"). O veneno é capaz de matar uma formiga e servir de barreira para as outras. Procure colocar o máximo de ovos defendendo-os das formigas. A lagarta gigante também é um perigo. Se você passar bem a frente de sua toca formando uma linha reta com ela, a lagarta gigante avançará sobre você e o matará. Só é possível passar da esquerda para direita ou de baixo para cima, quando a lagarta entra em sua toca. Seja rápido, ela só permanece no interior da toca alguns segundos. Para aumentar a velocidade de execução das instruções em basic, a pontuação só é validada quando sua lagarta ou uma das formigas morrem.¨O jogo termina quando todas formigas morrerem ou quando sua lagarta for capturada pelas formigas ou pela lagarta gigante. Dica: Antes de se preocupar em comer o máximo de vegetação, procure neutralizar as formigas. Vá em cada toca e faça um cinturão de veneno em torno delas. Assim você ficará livre de um de seus inimigos e só se preocupará com a lagarta gigante.
5) Atlantis 1 - A cidade submersa de Atlantis está sob ataque. Uma frota de 30 navios lança-minas tentam destruí-la com suas bombas de profundidade. Você conta com um canhão submarino capaz de destruir as minas (tecla "0"). Quando estas atingem o solo, explodem e provocam a diminuição de sua pontuação. O jogo termina quando todos os navios lança-minas forem destruídos ou quando sua cidade for completamente aniquilada. Para destruir os navios você conta com um poderoso laser que é acionado pela combinação das teclas "9" + "0". Infelizmente essa combinação, feita pelo comando "IN" do basic só funciona no meu TK 90X original em que foi programado e não no ZX Spectrum. Fiz testes em emuladores que "rodam" a ROM do TK 90X e não foi possível acionar o Laser. Uma pena.
6) Invasores 2 - Os invasores voltaram! Agora, uma armada de 30 discos voadores bombardeiam seu planeta. Eles pretendem eliminar todos os habitantes para invadirem e conquistarem seu mundo. Para defendê-lo, você conta com dois lasers. Um horizontal, móvel (tecla "0") e outro vertical, fixo (tecla "6"). Os invasores lançam termobombas sobre sua cidade. Para destruí-las, use o larser horizontal. Tente antecipar a queda da bomba pois você só terá uma chance. O laser vertical é capaz de destruir os discos voadores se estes forem atingidos em sua parte central. O jogo termina quando todos os discos forem destruídos ou quando sua cidade for completamente devastada. Importante! A queda das bombas não é aleatória. Existe um pequeno artifício de programação em basic que permite uma relativa eficiência no bombardeio. A título de curiosidade, não defenda sua cidade e deixe os invasores destruí-la por completo e invadirem seu planeta.
7) Atlantis 2 - Novamente Atlantis está em perigo. Dessa vez, alienígenas tentam conquistá-la para roubar seus segredos tecnológicos. Você é o capitão da artilharia de defesa da cidade. Em seu arsenal, a arma mais indicada é o laser de profundidade. Ele é acionado pela tecla "0" e é capaz de destruir as bombas de profundidade e os submarinos lançados pelos alienígenas. Destrua os submarinos acertando o interior dos mesmos. O jogo termina quando todos os submarinos alienígenas forem destruídos ou quando Atlantis for atingida por uma bomba de profundidade. Importante: Resista a tentação de posicionar seu laser no local onde os submarinos surgem. Aí o jogo fica muito fácil.
8) Atlantis 3 - Adivinhe qual cidade esta sendo ameaçada de novo? Atlantis. Agora uma armada pirata quer se apoderar dos segredos dos atlantianos. Uma grande frota de navio lança-minas abastecida por helicópteros de transporte estão sobre a cidade. Novamente você comanda as forças de defesa de Atlantis. A arma utilizada é um laser capaz de atingir alvos no mar e no ar. Use sua arma para atingir os barcos lança-minas, suas minas e os helicópteros de transporte. Cada helicóptero transporta uma bomba de profundidade até uma base afastada (a direita da tela, fora de seu campo de visão). Se um navio for atingido três bombas de profundidade serão perdidas reduzindo o potencial do agressor. Caso o número de minas existentes na base de apoio inimiga chegue a zero, a moral do adversário será seriamente abalada e eles fugirão. Para destruir os navios, é necessário atingi-los na sua parte central. Os helicópteros só são destruídos quando são atingidos em sua cabine de pilotagem. Boa sorte atlantiano.
9) Aventura Medieval - Você é um bravo cavaleiro que retorna a sua terra natal após anos de batalhas. Infelizmente não existe mais a paz que você havia deixado. Bandidos, monstros e feiticeiros aterrorizam os habitantes e a bela Saranah, sua amada e filha do rei, está prestes a se casar a força com um detestável vilão. Inúmeros perigos o esperam em sua ida ao castelo do rei. Você deverá contar com sua astúcia e principalmente com sua sorte para terminar sua aventura a contento. Aventura medieval é um jogo dividido em duas etapas: Aproximação do castelo e dentro do castelo. Os adversários e as situações são escolhidas aleatoriamente pelo programa de acordo com o nível de dificuldade escolhido. Assim se escolher jogar no nível "fácil", enfrentará menos inimigos em batalha que no nível "difícil" e terá maior chance de encontrar coisas úteis dentro das arcas. Os comandos são informados na tela de abertura do jogo e correspondem basicamente as teclas de "6" a "0" (que representam o joystick) e são usados alternadamente na caminhada e no ataque. Memorize as teclas para não desperdiçar armas poderosas em inimigos fracos. Quanto mais poderoso o inimigo, maior será a diminuição de sua energia quando ele lhe atacar. Poupe suas energias e preserve o máximo que puder suas armas para o confronto final com o grande e poderoso vilão (humano ou monstro) dentro do castelo. Caso ele seja derrotado você será vitorioso. Se perder para ele, para qualquer inimigo fora do castelo ou se sua energia acabar, você morrerá. Para enfrentar o último inimigo é necessário abrir todas as arcas do castelo. Mesmo com a vitória você pode não se casar com Saranah se o rei não o considerar um cavaleiro de valor. Nesse caso o rei lhe premiará de outro maneira (às vezes de forma surpreendente). Lute por sua amada cavaleiro!!!
10) Monarquia - Seja um governante eficiente e dedicado. Seu país-ilha precisa de sua ajuda, para com os recursos do tesouro nacional, resolver os inúmeros problemas de seu povo. Dependendo do nível que escolher, sua população será menos ou mais exigente. Além disso, para dificultar sua tarefa, terroristas aparecerão para destruir sua obra e diminuir a satisfação popular. As teclas de "6" a "0" controlam o alvo que determinará onde suas construções serão edificadas. Aperte a tecla ("0") e escolha entre 7 opções (teclas de "1" a "7") o que será construído. Para cada construção será gasto um determinado números de moedas de ouro (veja painel de abertura). Por outro lado, a cada rodada finalizada, suas edificações renderão algumas moedas. O exército (tecla "7") infelizmente exige um gasto na sua criação e ao contrário de render moedas a cada rodada, exigirá que algumas moedas sejam gastas para a sua manutenção. É possível desmobilizar (tecla "8") os tanques do exército para colocá-los em outro lugar porém não há como recuperar totalmente o que foi gasto. A tecla "9" permite acompanhar como sua população está avaliando sua atuação como governante. Essa tecla só funcionará quando as 6 primeiras edificações (ícones) forem instalados. Pela tecla "9" será possível determinar onde seu investimento é mais necessário através da informação nível / esperado. Do lado esquerdo será mostrado quanto você já construiu e do direito o que sua população espera de seu governo. Os terroristas são neutralizados pelo exército, porém esse não é móvel como os primeiros. O jogo acaba quando um dos terroristas atingir sua capital (prédios em amarelo), quando acabam suas moedas de ouro (falindo o tesouro nacional) ou quando terminam as 30 rodadas. Aperte a tecla "F" quando quiser finalizar uma rodada. Cuidado! Ao acrescentar ícones tenha certeza que você possui moedas suficientes e não tente construir alguma coisa nas margens. Não é possível e você perderá tempo se terroristas estiverem presentes. Dica: Posicione seu exército inicialmente na frente das montanhas para destruir os terroristas assim que apareçam e se algum passar por esse cinturão de defesa, seja rápido para posicionar novas tropas no caminho dele antes que chegue nas áreas construídas.
Obs. Já me perguntaram se esse jogo foi inspirado no Sim City. Existe uma semelhança bastante vaga com esse grande jogo. Porém a inspiração veio a partir dos jogos anteriores e de perceber que pela pequena velocidade do basic do TK, os jogos de estratégia são mais indicados. Além disso, Monarquia foi desenvolvido em 1989 e acredito eu, o Sim City ainda não havia sido lançado.
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