Sistema Respiratório  Fossas Nasais  Faringe e Laringe  Traquéia  

  Pulmões  Fisiologia da Respiração  Distúrbios e Doenças  Fontes de pesquisa  

 

Pulmões

    Os pulmões humanos são órgãos esponjosos, com aproximadamente 25 cm de comprimento, sendo envolvidos por uma membrana serosa denominada pleura. Nos pulmões os brônquios ramificam-se profusamente, dando origem a tubos cada vez mais finos, os bronquíolos. O conjunto altamente ramificado de bronquíolos é conhecido como árvore brônquica ou árvore respiratória.

    Cada bronquíolo termina em pequenas bolsas formadas por células epiteliais achatadas (tecido epitelial pavimentoso) recobertas por capilares sangüíneos, denominadas alvéolos pulmonares.

    Pleuras


    O pulmão tem a forma mais ou menos cônica e são envoltos por duas membranas, denominadas pleuras. A pleura interna está aderida a superfície pulmonar, enquanto a pleura externa está aderida a parede da caixa torácica. Entre as pleuras há um estreito espaço, preenchido por líquido. A tensão superficial deste líquido mantém unidas as duas pleuras, mas permite que elas deslizem uma sobre a outra, durante os movimentos respiratórios.

    Diafragma

    A base de cada pulmão apóia-se no diafragma, órgão músculo-membranoso que separa o tórax do abdômen, presente apenas em mamíferos. O diafragma promove, juntamente com os músculos intercostais, os movimentos respiratórios.

    Localizado logo acima do estômago, o nervo frênico controla os movimentos do diafragma.