Sistema Cardiovascular Coração Vasos Sanguíneos Pequena e Grande Circulação Componentes do Sangue Tipos de Sangue Distúrbios e Doenças Fontes |
Pequena e grande circulação |
A Pequena circulação ou Circulação Pulmonar ocorre entre o pulmão e o coração. Ela se inicia no tronco da artéria pulmonar, seguindo pelos ramos das artérias pulmonares, arteríolas pulmonares, capilares pulmonares, vênulas pulmonares, veias pulmonares e deságua no átrio esquerdo do coração. Na sua primeira porção, transporta sangue venoso. Nos capilares pulmonares o sangue é saturado em oxigênio, transformando-se em sangue arterial.
A Grande Circulação ou Circulação Sistêmica ocorre entre o corpo e o coração. Ela inicia-se na Aorta, seguindo pelos seus ramos arteriais e na seqüência pelas arteríolas sistêmicas, capilares sistêmicos, vênulas sistêmicas e veias sistêmicas, estas se unindo em dois grandes troncos, a Veia cava inferior e a Veia cava superior. Ambas deságuam no átrio direito do coração. Sua primeira porção transporta sangue arterial. Nos capilares sistêmicos o sangue perde oxigênio para os tecidos e aumenta seu teor de gás carbônico, passando a ser sangue venoso.
Obs: No lado direito do coração, flui apenas sangue venoso e no lado esquerdo do coração flui apenas sangue arterial.
O sangue não é o único líquido circulante nos vertebrados. Além do sangue, há a linfa (filtrada do excesso de líquido intercelular extravasado dos capilares sanguíneos), que é um filtrado do plasma recolhido por vários vasos especiais, os vasos linfáticos e devolvidos ao sangue após a eliminação de elementos inúteis.
Os capilares linfáticos são vasos de fundo cego, isto é, sua extremidade é fechada, não se comunicando com outros vasos.
Ao longo do sistema linfático, há os gânglios linfáticos que atuam como um filtro, removendo da linfa bactérias, vírus e outras estruturas nocivas. Porém, a grande capacidade do sistema linfático está na capacidade de remover dos meios intracelulares proteínas, fragmentos celulares e outras partículas. Além desta atividade, funciona também como mecanismo de defesa do organismo, na produção de anticorpos.