Órbita 

 Movimentos da Terra 

 Eclíptica 

 Estações do Ano 

 Ano Bissexto 

 Horário de Verão 

 Fases da Lua 

 Eclipse Solar e Lunar   A Origem da Lua 

 Fontes de Pesquisa 

 

Ano Bissexto

    Ano bissexto é chamado o ano que tem 366 dias, ou seja, um dia a mais que o normal (365 dias).

    De acordo com a regra, no ano bissexto é incluído um dia extra no final do mês de fevereiro, que passa a ter 29 dias.

    Segundo as especificações definidas no calendário gregoriano, que é seguido atualmente, os anos bissextos acontecem em intervalos de quatro anos.

    No entanto, vale atentar para algumas observações importantes sobre o funcionamento dos anos bissextos: os anos seculares, por exemplo, não são considerados bissextos, com exceção daqueles cujos dois primeiros algarismos são divisíveis por quatro. Exemplo: 1600, 2000, 2400 e etc.

    Os anos bissextos foram criados com o objetivo de regular o calendário anual com a translação da Terra, evitando que os eventos sazonais relacionados às estações do ano fossem alterados, por exemplo.

    A Terra leva aproximadamente 365 dias e 6 horas para dar uma volta completa ao redor do sol. Ao multiplicar as seis horas restantes por quatro anos, obtém-se um dia inteiro que, teoricamente, seria descontado e afetaria a sincronia entre o calendário terrestre e os eventos sazonais ao longo do tempo.

    É com o objetivo de ajustar esse erro que a cada quatro anos é acrescentado mais um dia no calendário.

    Inicialmente, o ano bissexto foi criado em 238 a.C, e instituído por Ptolomeu III no Egito.

    Porém, ao longo dos anos, as regras que definem o ano bissexto sofreram muitas alterações. Apenas a partir de 1582, com a definição do calendário gregoriano (pelo Papa Gregório XIII), o modelo que é visto atualmente passou a vigorar.