Petróleo  Carvão Mineral  Gás Natural  Alternativas 

O Gás natural

O gás natural é uma energia de origem fóssil, mistura de hidrocarbonetos leves entre os quais se destaca o metano (CH4), que se localiza no subsolo da terra e é procedente da decomposição da matéria orgânica espalhada entre os extratos rochosos. Tal e como é extraído das jazidas, o gás natural é um produto incolor e inodoro, não é tóxico e é mais leve que o ar. Além disso, o gás natural é uma energia carente de enxofre e a sua combustão é completa, liberando como produtos da mesma o dióxido de carbono (CO2) e vapor de água, sendo os dois componentes não tóxicos, o que faz do gás natural uma energia ecológica e não poluente.

 

Queima de gás natural

Uma vez extraído do subsolo, o gás natural deve ser transportado até as zonas de consumo, que podem estar perto ou bastante distante. O transporte, desde as jazidas até estas zonas, é realizado através de tubulações de grande diâmetro, denominadas gasodutos. Quando o transporte é feito por mar e não é possível construir gasodutos submarinos, o gás é carregado em navios metaneiros. Nestes casos o gás é liquefeito a 160 graus abaixo de zero reduzindo seu volume 600 vezes para poder ser transportado. No porto receptor, o gás é descarregado em plantas ou terminais de armazenamento e regasificação.

Sendo assim o gás permanece armazenado em grandes depósitos na pressão atmosférica e é injetado depois na rede de gasodutos para ser transportado aos pontos de consumo. Todas estas instalações são construídas preservando o meio ambiente, sendo em grande parte subterrâneas favorecendo a possível restituição do paisagem.

 
Gasoduto

 
Gasoduto
Armazenagem

O gás natural é consumido em vários países há mais de 50 anos e cerca de 95% de quase todo o gás canalizado do mundo corresponde a gás natural. Este tipo de gás é a fonte de energia mais limpa que existe, uma vez que não produz resíduos em sua combustão e não polui o meio ambiente. É altamente valorizado em conseqüência da progressiva conscientização mundial da relação entre energia e meio ambiente.

O gás natural é uma energia que:

Automóvel

  • Se utiliza tal qual é extraída da natureza, chegando a casa do cliente sem nenhuma transformação;

  • Permite resolver os problemas energéticos. Em conseqüência das grandes reservas existentes, possibilita seu desenvolvimento e expansão em diversos campos;

  • Dispõe de alto poder calorífico, quase duas vezes e meia maior que o do gás manufaturado;

  • Não é tóxico, pela sua própria composição;

  • Preserva o meio ambiente, pois a sua combustão não produz fumaça nociva, ajudando a reduzir a poluição da cidade;

  • É versátil, com muitas aplicações como a lavagem e secagem de roupas, de louças, em ar condicionado, em veículos, na geração de energia elétrica, além das utilizações tradicionais.

Posto de gás natural Ônibus movido a gás natural