Introdução  Sistema Esquelético  Tecido Ósseo  Tecido Cartilaginoso  Sistema Muscular  Musculatura Esquelética  Musculatura Lisa  Musculatura Cardíaca  Distúrbios   Fontes 

Sistema Muscular

    O tecido muscular é de origem mesodérmica, sendo caracterizado pela propriedade de contração e distensão de suas células, o que determina a movimentação dos membros e das vísceras. Há basicamente três tipos de tecido muscular: liso, estriado esquelético e estriado cardíaco.

    Músculo liso: o músculo involuntário localiza-se na pele, órgãos internos, aparelho reprodutor, grandes vasos sangüíneos e aparelho excretor. O estímulo para a contração dos músculos lisos é mediado pelo sistema nervoso vegetativo.

    Músculo estriado esquelético: é inervado pelo sistema nervoso central e, como este se encontra em parte sob controle consciente, chama-se músculo voluntário. As contrações do músculo esquelético permitem os movimentos dos diversos ossos e cartilagens do esqueleto.

    Músculo cardíaco: este tipo de tecido muscular forma a maior parte do coração dos vertebrados. O músculo cardíaco carece de controle voluntário. É inervado pelo sistema nervoso vegetativo.
 

Características

Lisa

Estriada Esquelética

Estriada Cardíaca

Forma

Fusiforme

Filamentar

Filamentar ramificada
(anastomosada)

Tamanho (valores médios)

Diâmetro: 7mm Comprimento: 100mm

30mm centímetros

15mm 100mm

Estrias transversais

Não há

Núcleo

1 central

Muitos periféricos (sincício)

1 central

Discos intercalares

Não há

Não há

Contração

Lenta, involuntária

Rápida, voluntária

Rápida, voluntária

Apresentação

Formam camadas envolvendo órgãos

Formam pacotes bem definidos, os músculos esqueléticos

Formam as paredes do coração (miocárdio)