Introdução Sistema Esquelético Tecido Ósseo Tecido Cartilaginoso Sistema Muscular Musculatura Esquelética Musculatura Lisa Musculatura Cardíaca Distúrbios Fontes |
Musculatura Cardíaca
O tecido muscular cardíaco forma o músculo do coração (miocárdio). Apesar de apresentar estrias transversais, suas fibras contraem-se independentemente da nossa vontade, de forma rápida e rítmica, características estas, intermediárias entre os dois outros tipos de tecido muscular.
As fibras que formam o tecido muscular estriado cardíaco dispõem-se em feixes bem compactos, dando a impressão, ao microscópio óptico comum, de que não há limite entre as fibras. Entretanto, ao microscópio eletrônico podemos notar que suas fibras são alongadas e unidas entre si através de delgadas membranas celulares, formando os chamados discos intercalares, típicos da musculatura cardíaca.
|
Musculatura cardíaca |
A contração muscular segue praticamente os mesmos passos da contração no músculo estriado esquelético, com algumas diferenças:
Os túbulos T são mais largos que os do músculo esquelético;
O retículo sarcoplasmático menor;
As células musculares cardíacas possuem reservas intracelulares de íons cálcio mais limitadas.
Tanto o cálcio intracelular quanto o extracelular estão envolvidos na contração cardíaca: o influxo de cálcio externo age como desencadeador da liberação do cálcio armazenado na luz do retículo sarcoplasmático, provocando a contração ao atingir as miofibrilas e levando ao relaxamento ao serem bombeados de volta para o retículo.