Ciclos - Visão Geral  O Ar  Ciclo da Água  Ciclo do Nitrogênio  Ciclo do Fósforo 

 Ciclo do Enxofre  Ciclos do Carbono e Oxigênio  Fontes de Pesquisa 

Ciclos do Carbono e Oxigênio

 

    Os ciclos do carbono e do oxigênio na natureza são processos fundamentais na transformação constante das substâncias orgânicas que constituem a biosfera, ou seja, o ambiente em que se desenvolvem os fenômenos biológicos.

    Na primeira etapa do ciclo, a fotossíntese, as partes verdes das plantas absorvem o dióxido de carbono atmosférico e o fazem reagir com a água. Para isso, servem-se da luz solar e da presença de clorofila. Formam-se assim compostos de carbono complexos, que vão constituir a própria estrutura dos vegetais, com liberação de oxigênio. Esse gás, que passa ao ar, é utilizado na respiração de bactérias e animais, em que se registra o processo inverso -- captação de oxigênio e desprendimento de dióxido de carbono -- com o que se encerra o ciclo.

    O ciclo do carbono, com seus elementos de transformação -- vegetação em geral -- é extremamente importante porque, graças a ele, assegura-se a continuidade do equilíbrio ecológico vital. Tanto é assim que o dióxido de carbono presente na atmosfera de todo o globo se esgotaria em apenas 25 anos se não fosse recomposto pelos processos de respiração bacteriana e animal, que mantêm seus índices em níveis constantes e, em conseqüência, preservam as condições básicas para a vida na Terra.