Teoria: Origem das Células  Composição Química da Célula  Célula - Introdução  Anatomia Celular  

 Célula Vegetal  Transporte Através da Membrana  Células-Tronco (tipos e origens)  Fontes de pesquisa  

 

    Célula Vegetal

    A célula vegetal apresenta poucas diferenças com relação a célula animal e entre estas diferenças podemos encontrar os cloroplastos, parede celulósica ou mesmo o vacúolo do suco celular.

    Cloroplasto

Cloroplastos

    Organela formada por duas membranas e por estruturas discóidais internas. Local onde ocorre a fotossíntese. Contém moléculas de clorofila que capturam a energia solar (luz-fótons) e através de reações químicas produzem moléculas como glicose que serão utilizada pelas mitocôndrias para a geração de energia e armazenada na forma de ATP (adenosina trifosfato). Possuem seu próprio DNA, RNA e ribossomos, a exemplo do que acontece com as mitocôndrias. Estão concentrados nas regiões que mais estão exposta a luz e nas estruturas mais jovens - folhas e caules.

    Membrana celulósica

    Constituída por celulose (polissacarídio utilizado na fabricação de papel) e também por glicoproteínas (açúcar + proteína), hemicelulose (união de certos açúcares com 5 carbonos) e pectina (polissacarídio). A celulose forma fibras, enquanto as outras constituem uma espécie de cimento; juntas formam uma estrutura muito resistente. (lignina).

    Vacúolo de Suco Celular

    Estrutura derivada do retículo endoplasmático que pode conter líquidos e pigmentos, além de diversas outras substâncias. Está relacionado com armazenamento e equilíbrio osmótico, sendo que sua membrana é denominada de Tonoplasto. O tamanho do Vacúolo de suco celular pode ser associado à idade da célula, sendo que em células envelhecidas chega a ocupar até 95% do volume celular.

Células de cebola Microscópio eletrônico (22500X)