Teoria: Origem das Células  Composição Química da Célula  Célula - Introdução  Anatomia Celular  

 Célula Vegetal  Transporte Através da Membrana  Células-Tronco (tipos e origens)  Fontes de pesquisa  

 

    Transporte Através da Membrana

    O transporte de substâncias que há entre as células e o meio que as circunda pode ser passivo ou ativo.

    Transporte passivo

    Não exige consumo de energia no nível da membrana. A membrana, nesse caso, permite a livre passagem de substâncias, não apresenta caráter seletivo. Em outras palavras, o fluxo de partículas é espontâneo. São exemplos de transporte passivo a difusão, a difusão facilitada e a osmose.

    a) Difusão

    Quando um pequeno cubo de açúcar é mergulhado num copo d'água, vai diminuindo de tamanho até desaparecer, tornando a água igualmente açucarada em todos os pontos. Isto ocorre porque as partículas (moléculas) de açúcar tendem a ocupar todo espaço disponível movimentando-se de onde estão em maior concentração (cubo) para onde sua concentração é menor (líquido). As partículas de água também se movimentam penetrando no espaço ocupado pelo cubo e auxiliando a dissolução do açúcar.

    O processo através do qual um soluto (açúcar no caso) dissolve-se no solvente (água, no caso) é chamado de difusão.

    b) Osmose

    Quando a membrana é permeável ao solvente e não ao soluto, ocorre um tipo especial de difusão, chamada osmose. Ocorrerá quando duas soluções, de concentrações diferentes, são separadas por uma membrana semipermeável. Este fenômeno pode ser observado quando glóbulos vermelhos (hemácias) do sangue são colocadas em soluções açucaradas de diferentes concentrações.

    Como a membrana do glóbulo é permeável a água mais não ao sal, apenas a água se difunde, deformando a célula.

    Se a célula não se deforma quando colocada numa solução, é porque a concentração desta solução é igual à do conteúdo celular. Esta solução é dita isotônica em relação do conteúdo celular. De forma geral, chama-se hipotônica à solução menos concentrada de soluto e hipertônica a mais concentrada. No que o solvente sempre caminha da solução hipotônica para a hipertônica.

    c) Difusão facilitada

    Além de ser um transporte a favor do gradiente de concentração, tem o auxílio de proteínas transportadoras ou carregadoras chamadas de permeases. As glicoses são pouco solúveis em lipídeos. Em condições normais, no entanto, atravessam a matriz lipídica com relativa facilidade. Isso se deve à presença de carregadores.

    Transporte Ativo

    É um processo que consome energia e se efetua contra o gradiente de concentração, ou seja, as moléculas fluem da região menos concentrada para a mais concentrada. No mecanismo da bomba de Na+ e K encontramos glóbulos vermelhos com concentração de potássio muito maior (dentro da célula) do que no plasma sangüíneo, ocorrendo o inverso com o sódio. Este fenômeno só pode ser explicado por um tipo de transporte no qual há bombeamento constante de potássio para dentro e sódio para fora da célula. Este transporte é chamado ativo e só pode ser realizado com gasto de energia. Supõe-se que haja uma substância que funcione como "carregador" de Na para fora e K para dentro da célula.

    Transporte em Bloco: Fagocitose e pinocitose

    São dois processos especiais de entrada de materiais na célula.

    a) Fagocitose

    É o englobamento de partículas sólidas pela célula sendo um processo típico de amebas e glóbulos brancos.

    b) Pinocitose

    É o englobamento de líquido pela célula.