Teoria: Origem das Células  Composição Química da Célula  Célula - Introdução  Anatomia Celular  

 Célula Vegetal  Transporte Através da Membrana  Células-Tronco (tipos e origens)  Fontes de pesquisa  

 

    Células-Tronco (tipos e origens)

    As células-tronco são um tipo de célula que pode se diferenciar e constituir diferentes tecidos no organismo. Esta é uma capacidade especial, porque as demais células geralmente só podem fazer parte de um tecido específico (por exemplo: células da pele só podem constituir a pele).

    Outra capacidade especial das células-tronco é a auto-replicação, ou seja, elas podem gerar cópias idênticas de si mesmas.

    Por causa destas duas capacidades, as células-tronco são objeto de intensas pesquisas hoje, pois poderiam no futuro funcionar como células substitutas em tecidos lesionados ou doentes, como nos casos de Alzheimer, Parkinson e doenças neuromusculares em geral, ou ainda no lugar de células que o organismo deixa de produzir por alguma deficiência, como no caso de diabetes.

    As células-tronco são classificadas em:

    a) Totipotentes ou embrionárias

    São as que conseguem se diferenciar em todos os 216 tecidos (inclusive a placenta e anexos embrionários) que formam o corpo humano.

    b) Pluripotentes ou multipotentes

    São as que conseguem se diferenciar em quase todos os tecidos humanos, menos placenta e anexos embrionários. Alguns trabalhos classificam as multipotentes como aquelas com capacidade de formar um número menor de tecidos do que as pluripotentes, enquanto outros acham que as duas definições são sinônimas.

    c) Oligopotentes

    Aquelas que conseguem diferenciar-se em poucos tecidos.

    d) Unipotentes

    As que conseguem diferenciar-se em um único tecido.

    No corpo humano as células funcionam como células curingas, ou seja, tem a função de ajudar no reparo de uma lesão. As células-tronco da medula óssea, especialmente, têm uma função importante: regenerar o sangue, porque as células sangüíneas se renovam constantemente.

    As células-tronco podem ser encontradas em locais especifico:

    Totipotentes e pluripotentes (ou multipotentes) só são encontradas nos embriões.

    As totipotentes são aquelas presentes nas primeiras fases da divisão, quando o embrião tem até 16 - 32 células (até três ou quatro dias de vida).

    Pluripotentes ou multipotentes surgem quando o embrião atinge a fase de blastocisto (a partir de 32 -64 células, aproximadamente a partir do 5º dia de vida) - as células internas do blastocisto são pluripotentes enquanto as células da membrana externa do blastocisto destinam-se a produzir a placenta e as membranas embrionárias.

    Células-tronco oligopotentes ainda são objeto de pesquisas, mas podemos dizer como exemplo que são encontradas no trato intestinal.

    As unipotentes estão presentes no tecido cerebral adulto e na próstata, por exemplo.

Embrião humano na fase de blastocisto, do qual

se extraem as células-tronco embrionárias

    O que diferencia a célula-tronco das outras?

    O material genético (cromossomo) sofre uma compactação após tornar-se adulto e específico (pele, músculo, osso, etc.), ou seja, cada célula adulta (considerando que as células-tronco são nenens), compacta todo material genético que não ira utilizar, sendo assim, ela preserva apenas a quantidade de material genético que esteja relacionado com a sua função (daquele tipo de célula). As células-tronco, por serem células sem diferenciação,  estão com seu material genético descompactado e sem nenhuma especificidade, podem se tornar qualquer tecido. Após a diferenciação todo o restante do material genético que não estão relacionado com aquela função é inutilizado.