Galáxias e o Universo As Estrelas Dimensões Três Mortes das Estrelas As Constelações O Significado das Constelações O Cruzeiro do Sul Bandeira Brasileira Telescópios Fontes |
Telescópios, Planetários e Observatórios
Telescópios
O telescópio óptico, (Do Grego "Tele" = Longe + Scopio = Observar) é um instrumento que permite estender a capacidade dos olhos humanos de observar e mensurar objetos longínquos.
Os telescópios ópticos se dividem basicamente em três grupos, os refratores que trabalham com lentes refratoras, os refletores que trabalham com espelho, e os catadióptricos que trabalham com lentes e espelhos.
Refratores |
Refletores | Catadióptricos |
Além dos telescópios ópticos, que são constituídos basicamente por uma objetiva e uma ocular, existe uma gama de aparelhos que coletam a radiação eletromagnética fora da faixa do visível, isto é, ao longo de diferentes regiões do espectro eletromagnético.
Telescópios para radiação infravermelha e raios-X tornaram-se comuns ao final do século XX com o desenvolvimento de sensores digitais que pudessem ser resfriados a temperaturas muito baixas. Para a captação astronômica de microondas e radiofreqüência, existem equipamentos chamados radiotelescópios.
Radiotelescópios |
Espectrografia |
Os Telescópios contemporâneos podem operar isoladamente, ou em conjunto para compor ou combinar suas imagens aumentando assim o poder de resolução.
Nos instrumentos ópticos profissionais, além da ampliação da imagem, é possível captar as radiações eletromagnéticas e separá-las em diferentes comprimentos de onda, processo chamado de Espectrografia, ou espectroscopia. Isso permite entender a composição e história dos astros em estudo.
As técnicas atuais de construção de telescópios utilizam materiais mais leves e resistentes, aumentando assim sua qualidade, resolução e confiabilidade. Exemplo claro são as observações e coleta de imagens produzidas como o Telescópio Espacial Hubble que nos mostram um Universo de muito além e mais belo do que o esperado.
Um dos maiores telescópios do mundo - Ilhas Canárias |
Telescópio espacial Hubble |
Planetários
Planetário é um instrumento que projeta, num teto abobadado, um céu artificial. Num ambiente totalmente escuro, simulando uma noite, o planetário projeta os
principais astros que um observador poderia observar num céu verdadeiro sem a
utilização de lunetas ou telescópios.
A projeção, no entanto, é fidelíssima, ou seja, os astros estão na mesma posição que estaria se fosse num céu verdadeiro. Parece uma concha cravada de pedras preciosas que encanta e fascina. Por isso é um excelente recurso que vai além do ensino da astronomia. Carinhosamente os planetários são chamados de “Teatro das Estrelas”.
Planetário do parque Ibirapuera - São Paulo |
Planetário - exibição de imagens |
Observatórios
Por não ser tão popular muitos confundem planetário com observatório. São dois
recursos utilizados na astronomia, mas com características totalmente
diferentes.
O observatório é um ambiente em que se utiliza um ou mais instrumentos de
observação celeste conhecido como “telescópios”. Existem diversos observatórios
no Brasil.
Observatório Astronômico Frei Rosário - Serra da Piedade - Caeté - Minas Gerais |